• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Bem vindos ao sítio do Núcleo de Hospital Universitário da UFMS

Banco de Sangue do HU precisa de doadores

E-mail Imprimir PDF

sangue

O Banco de Sangue do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) está trabalhando com o estoque abaixo da média. Das 30 bolsas necessárias para manter o estoque regularizado, em média, cinco são coletadas ao dia. “Precisamos de doação urgente de todas as tipagens sanguíneas”, declara a técnica de enfermagem Gláucia Brito. A necessidade é ainda maior desde que o Hemosul entrou em reforma e o HU se tornou um dos pontos de coleta de sangue, juntamente com a Santa Casa e o Hospital Regional.  Para se tornar doador, um dos critérios é ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e boa saúde. A coleta do banco de sangue do HU funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 12 horas.

Fique atento aos requisitos básicos de um doador:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

  • Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
  • Gravidez
  • 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos

  • Hepatite após os 11 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.
  • Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Respeitar os intervalos para doação

  • Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
  • Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

 

Recadastramento dos funcionários para o setor de estacionamento

E-mail Imprimir PDF

foto estacionamento

 

A direção do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) inicia na próxima semana, 14/07 o recadastramento de todos os funcionários que utilizam o setor de estacionamento. O prazo para a regularização vai até o dia 14/08, sendo que a partir do dia 15 de agosto só fará uso do estacionamento quem estiver portando o novo selo. O recadastramento será realizado no setor de hotelaria pelo ramal 3060 ou 3016, com Sra Gabriela ou Sr. Pedro Alcântara.Os documentos pessoais e do carro são necessários para o cadastro.

Atenciosamente

Dra Maria José Maldonado

Gerente Administrativa do HUMAP/EBSERH-MEC

 

DGPTI implanta novos módulos do Aplicativo de Gestão Hospitalar

E-mail Imprimir PDF

Entre os meses de julho e agosto, a Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI) da EBSERH vai implantar quatro novos módulos do AGHU (Aplicativo de Gestão Hospitalar) no Hospital Universitário. Os novos módulos são:

- Prescrição de Enfermagem

- Controles do Paciente

- Estoque

- Farmácia

O cronograma é o seguinte:

- 21 a 27/07/2014: Pré-implantação dos quatro módulos

- 11 a 15/08/2014: implantação do módulo Estoque

- 18 a 22/08/2014: implantação dos módulos Farmácia, Prescrição de Enfermagem e Controles do paciente

Todo o processo será acompanhado pela Comissão Interdisciplinar p/ Implantação dos Módulos do AGHU (Prescrição de Enfermagem, Controles do paciente, Estoque e Farmácia) composta pelos seguintes membros:

- Dra. Cláudia Emília Lang (representante da Gestão e presidente da comissão)

- Alexandre Susuki Kouchi (representante da Divisão de Tecnologia da Informação e interlocutor com a EBSERH)

- Dr. Peterson de  Assis Vieira (representante da Divisão Médica)

- Enf. André Jesus do Nascimento (representante da Divisão de Enfermagem)

- Enf. Cacilda Rocha Hildebrand (responsável pelo treinamento dos módulos da enfermagem)

- Greizielle Barroso (Chefe da Unidade de farmácia Hospitalar)

- Celso Cavalheiro (Chefe do setor de suprimentos)

- Eliane Correa Mendonça (Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas)

Todos os servidores dos respectivos setores serão convocados para treinamento em tempo oportuno.

 

Atenção para as orientações do período eleitoral 2014

E-mail Imprimir PDF

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, SECOM, divulgou as orientações relativas ao período eleitoral 2014 para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. As instruções orientam tanto sobre as normas de conduta quanto para a suspensão de publicidade. No caso dos Hospitais Universitários Federais, além de todo material com a logomarca do Governo Federal, os colaboradores deverão ficar atentos à assinatura eletrônica de email e apresentações de Power Point com a referida marca. Nos assuntos afetos a Logística e Infraestrutura Hospitalar, foi solicitada às filiais da Ebserh e demais Hospitais Universitários Federais atenção no cumprimento das instruções com relação às placas de obras, instalações de equipamentos e outras publicidades que estejam  expostas.

O período eleitoral desse ano ocorrerá de 05 de julho a 05 de outubro, ou 26 de outubro de 2014 caso haja segundo turno nas eleições para presidente e vice-presidente da República. Para esclarecer os atos devidos e indevidos durante o Período Eleitoral de 2014, a Advocacia Geral da União, em parceria com outros órgãos  (Presidência da república, Casa Civil e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) publicou uma cartilha intitulada "Consutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições"  que está disponível para acesso em consulta no link abaixo.


Link- Cartilha Consultas Vedadas aos Agentes Públicos Públicos Federais em Eleições


Também consta a Instrução Normativa n° 6/2014 da Secom-PR que trata de restrições de ações de Publicidade em Período Eleitoral. Recomenda-se a leitura dos documentos em sua íntegra, mas ainda assim vale ressaltar alguns pontos relevantes:

  • A utilização da logomarca de Governo Federal (Brasil. País Rico é País sem Pobreza) deve ser suspensa não apenas em ações de Publicidade e Patrocínio, mas em toda espécie de comunicação, interna e externa e em qualquer suporte que possa ser utilizado como meio de divulgação, até mesmo em Internet (sítios, portais, perfis nas redes sociais, aplicativos móveis, totens etc) e placas de obras. Essas placas devem ser retiradas ou a logomarca deve ser coberta.
  • Os candidatos não podem, pela legislação eleitoral, comparecer à inauguração de nenhuma obra pública.
  • Material que não caracterize como ação de Publicidade e que tenha utilizado a marca do Governo Federal em tese pode ser distribuído se a marca for retirada, coberta ou suprimida, conforme caso, a juízo de órgão ou da entidade.
  • A distribuição de materiais com a Logomarca do Governo Federal deve ocorrer até o dia 4 de julho, impreterivelmente. Por isso, recomenda-se que se guarde todos os comprovantes de distribuição que provem a data da postagem do material para caso de possível averiguação futura.


Veja na íntegra a Instrução Normativa 6/2014