• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Bem vindos ao sítio do Núcleo de Hospital Universitário da UFMS

Ebserh abre concurso para mais de 800 vagas

E-mail Imprimir PDF

O Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH, no uso das atribuições legais, torna pública a realização de concurso público para a contratação do quadro de pessoal, com lotação no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – HU-UFMS. No total, serão oferecidas 842 vagas distribuídas da seguinte forma: 236 vagas de nível superior na Área Médica, em 67 especialidades; 521 vagas de nível superior e médio na Área Assistencial e 85 vagas de nível superior e médio na Área Administrativa e formação de cadastro de reserva em todos os editais. As inscrições para este Concurso Público serão realizadas via internet e será também disponibilizado um Posto de Inscrição Presencial com computadores e atendentes para os candidatos que não tem acesso a internet.

Das inscrições via internet:

Período: das 08h00min do dia 28/04/2014 às 23h59min do dia 05/06/2014, observado horário oficial de Brasília – DF no endereço eletrônico http://www.institutoaocp.org.br

Das inscrições no Posto de Inscrição Presencial:

Período: das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), na data de 28/04/2014 até às 17h00min do dia 05/06/2014, observado horário local, na Pós Graduação Da Universidade Católica Dom Bosco, situada na: Rua Barão Do Rio Branco, 1811 - Bairro Centro. CEP 79000-173 Campo Grande/MS.

 

Acesse os editais no links abaixo:

ÁREA MÉDICA

Edital nº 02, de 17 de abril de 2014
Abertura do Concurso

Anexo I do edital n° 02
Quadro de vagas, salário e carga horária semanal - Área Médica

Anexo II do edital n° 02
Relação de emprego e requisitos - Área Médica

Anexo III do edital n° 02
Conteúdos programáticos - Área Médica

ÁREA ASSISTENCIAL

Edital nº 03, de 17 de abril de 2014
Abertura do Concurso

Anexo I do edital n° 03
Quadro de vagas, salário e carga horária semanal - Área Assistencial

Anexo II do edital n° 03
Relação de emprego e requisitos - Área Assistencial

Anexo III do edital n° 03
Conteúdos programáticos - Área Assistencial

ÁREA ADMINISTRATIVA

Edital nº 04, de 17 de abril de 2014
Abertura do Concurso

Anexo I do edital n° 04
Quadro de vagas, salário e carga horária semanal - Área Administrativa

Anexo II do edital n° 04
Relação de emprego e requisitos - Área Administrativa

Anexo III do edital n° 04
Conteúdos programáticos - Área Administrativa


 

Orientação da Superintendência - HUMAP/EBSERH sobre o Calendário dos dias de feriados e pontos facultativos de 2014

E-mail Imprimir PDF

Considerando o período de 12 meses de transição acordado no Contrato de Gestão do NHU celebrado entre a UFMS e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – MEC, consoante parágrafos 6º e 7º da Cláusula Sexta do aludido contrato e, ainda, o fato de que não foi concluído o processo de cessão dos servidores lotados neste NHU para a EBSERH, informamos que este NHU permanecerá obedecendo ao Calendário dos dias de Feriado e Ponto Facultativo estabelecido pela Portaria n.º 37, de 08 de janeiro de 2014, incluindo as publicações complementares que tratam do referido assunto, como as Resoluções do Conselho Universitário da UFMS.

Importante destacar que as unidades que, por sua natureza, não puderem ser paralisadas desenvolverão suas atividades nos dias mencionados como ponto facultativo a critério da chefia imediata.

Veja abaixo as portarias referentes aos feriados de maio:

Feriados e pontos Facultativos

Ponto facultativo em 17.04

 

Superintendência HUMAP/EBSERH

 

Servidores devem realizar avaliação de desempenho funcional

E-mail Imprimir PDF

A avaliação é composta da Autoavaliação e da Avaliação da Chefia. O servidor deverá acessar a página eletrônica do Sistema de Avaliação dos Técnicos-administrativos (SIATEC) www.siatec.ufms.br, e preencher o campo passaporte institucional e senha. Caso ainda não tenham passaporte, o servidor poderá efetuar seu cadastro na mesma página eletrônica.

É de suma importância que após realizar a sua autoavaliação, o servidor acompanhe, se o seu Chefe Imediato realizou a avaliação da Chefia antes do fechamento do sistema (11 de abril), para que não seja prejudicado na concessão de sua Progressão por Mérito Profissional. Servidores que ingressaram a partir de 2014, estão dispensados da avaliação.

A divulgação dos resultados será a partir do dia 28 de abril, na página da PROGEP: www.progep.ufms.br, e o prazo para recurso é de 20 (vinte) dias após a publicação em Boletim de Serviço. Mais informações podem ser obtidas pelo ramal 7071, somente no período matutino.


 

 

HU faz 39 anos e homenageia importantes nomes na história da instituição

E-mail Imprimir PDF

Evento homenageia nomes importantes do HU

Dra Maria José Maldonado e vice-reitor da UFMS homenageiam Pedro Pedrossian e esposa

Há quase quatro décadas, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian iniciava suas atividades. Primeiramente, atendendo a população campo-grandense, o HU acompanhou o processo de divisão do Estado, um período de profundas transformações no plano econômico-político. Naquela época, a instituição intensificou o atendimento, tornando-se referência estadual e regional para diversas especialidades.

Para comemorar tantos anos de funcionamento, muitos obstáculos ultrapassados e outros sendo superados, na última sexta-feira, 04, foi celebrado os 39 anos da instituição com homenagem a um dos responsáveis pela inauguração do HU, o ex-governador Pedro Pedrossian. A esposa do ex-governador, Sra. Maria Aparecida Pedrossian que empresta seu nome ao Hospital também foi homenageada, além do funcionário mais antigo em atividade, José Oliveira Viera.

“Essa homenagem significa o engrandecimento do passado de uma história que se fez há quase quarenta anos e que hoje está trazendo tantos benefícios para o Estado”, declarou Maria Aparecida Pedrossian, 79 anos. Emocionado, Pedro Pedrossian, 86 anos, relembrou a inauguração do HU: “Eu acompanhei toda essa história. Eu vi a semente, vi a plantinha disso tudo. Me sinto muito honrado” .

Há 23 anos prestando serviço no HU, o servidor José Oliveira Viera foi outro contemplado com a placa de homenagem durante a comemoração. “ Comecei minha vida na universidade em 1972. Nessa maratona vim parar no HU e é com muita honra que estou aqui até hoje” , finalizou.

A placa de homenagem a ex-primeira dama foi entregue pelo vice-reitor da UFMS, João Ricardo Tognini que se dirigiu aos convidados como “baloartes da história da UFMS e do HU”, fazendo referência à Pedro Pedrossian e esposa.A gerente de atenção à saúde, Dra Maria José Maldonado representou o Superintendente do HU,Dr Cláudio Wanderley Saab. Maria José entregou a placa em homenagem ao ex-governador. “Me  sinto emocionada em entregar essa homenagem. Cresci sabendo da importância de Pedro Pedrossian e do HU para o Estado”, declarou.

O primeiro reitor da UFMS, Dr. João Rosa também prestigiou o evento. Para ele, o HU sempre se preocupou em primeiro lugar com a saúde do paciente O HU é a menina dos olhos da Universidade porque cuida do bem supremo da humanidade que é a vida. O hospital é uma referência no Estado e até nacionalmente”.

História - O HU iniciou o funcionamento em 3 de abril de 1975. Dos 40 leitos iniciais, hoje são 271 e a instituição se transformou em um complexo hospitalar e centro de referência estadual para doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade. Por ano, o Hospital Universitário atende 100 mil pacientes, realiza 300 mil exames laboratoriais e cinco mil cirurgias. O hospital, que tem 28.300 metros quadrados de área construída, conta com residência médica em 16 especialidades.

 

 

Drª Carolina, Drª Ana Lúcia, Drª Maria José e Drª Gildinei Alves
Funcionários da recepção no ambulatório de pediatria

title=

 

CONVITE - ANIVERSÁRIO HU

E-mail Imprimir PDF

images

A Reitora da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professora Célia Maria Silva Correa Oliveira e o Superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Dr Cláudio Wanderley Luz Saab convidam todos os servidores a participarem da Comemoração dos 39 anos de funcionamento do HU. O evento está marcado para a próxima sexta-feira, 04/04 às 08 horas no anfiteatro do LAC. Na ocasião, serão homenageados a ex-primeira dama que empresta o nome ao Hospital, Sra Maria Aparecida Pedrossian e o funcionário mais antigo em atividade da instituição. O ex governador Pedro Pedrossian também irá prestigiar o evento.

 

Confira o convite do evento

 

Portaria 278 - março de 2014

E-mail Imprimir PDF

Informamos que a Portaria 278 de 12 de março de 2014 designa Alexandre Suzuki Kouchi Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.

 

Clique aqui para ver a Portaria

 

HU renova contrato com Governo do Estado

E-mail Imprimir PDF

11886_33832_img_6402g1

11886_33830_img_6393g3

Na tarde de ontem, (25) o superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Cláudio Wanderley Luz Saab se reuniu com o Governador do Estado, André Puccinelli para renovar o convênio referente a cedência - por meio da Secretaria de Estado de Saúde -  de 16 profissionais do governo de Mato Grosso do Sul para o Hospital. Para o superintendente, o termo de cooperação que já dura mais de seis anos é importante para o funcionamento do hospital “Sem dúvida a parceria com o Governo do Estado nos ajuda no enfrentamento da deficiência de técnicos e outros profissionais. Temos hoje 16 funcionários nas mais diversas áreas, entre elas no banco de sangue e no laboratório. São profissionais que atuam em áreas imprescindíveis na prestação de saúde para a população”, disse.

Durante a reunião, o governador reafirmou a disposição do governo em apoiar, sempre que possível, esse serviço essencial para a população, mesmo o atendimento de saúde na Capital sendo gerido atualmente no modelo de gestão plena, onde a responsabilidade direta é do Município. Participaram também da assinatura de renovação do convênio a secretária de Estado de Administração Thie Higuchi, e Paulo César da Silva, assessor jurídico do Hospital Universitário.

Fotos: Rachid Waqued

 

Novos Caminhos

E-mail Imprimir PDF

 

Na última terça-feira, 25, o gerente administrativo Ivan Jorge Cordeiro de Souza e a assessora da direção, Eliane Bernardo Lima se despediram da equipe de trabalho do Núcleo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. Durante a reunião que marcou a despedida dos funcionários, o Superintendente do Hospital, Dr Cláudio Wanderley Luz Saab discursou em agradecimento aos serviços prestados por Ivan Jorge e Eliane " Foi também com a ajuda deles que conseguimos melhorar a qualidade de atendimento do hospital, acertar as contas e seguir um novo caminho para a instituição", declarou. Por sua vez, Ivan Jorge agradeceu pelo tempo em que passou na instituição.

 

 

HUMAP é representado na 1ª Oficina Ebserh de Segurança ao Paciente

E-mail Imprimir PDF

foto 1(3)

foto 3(2)

 

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Drª Maria José Martins Maldonado e a gerente de ensino e pesquisa, Drª Ana Lúcia Lyrio representaram a instituição na 1ª Oficina Ebserh sobre Segurança do Paciente que aconteceu em Brasília no mês passado. O evento que reuniu lideranças das instituições filiadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH/MEC teve como principal objetivo alinhar ações entre profissionais da sede e demais hospitais filiais sob a perspectiva do Programa Nacional de Segurança do Paciente, além da integração entre os funcionários. Na ocasião, várias palestras foram apresentadas. Entre os temas abordados estavam: o Programa Ebserh de Segurança ao Paciente; como os hospitais filiados podem ajudar para o êxito do programa, além de discutir planos de ações e metas para o futuro.


foto 4(1)

 

Orientação da Ebserh sobre PH NHU

E-mail Imprimir PDF

Informamos que o assunto em tela foi tratado em reunião realizada em 06/03/2014 com a diretora do Departamento de Gestão de Pessoal Civil e de Carreiras Transversais, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - DEGETSEGEP/MP, responsável pelo sistema de gerenciamento da folha de pagamento do serviço público federal- SIAPE.

Fomos notificados de que a área de auditoria daquela Secretaria já vinha investigando a utilização desses mecanismos de pagamento de serviços pelo HUMAP e, para além do fato de que tal rubrica foi utilizada indevidamente, vários outros apontamentos foram feitos a respeito da sobreposição de pagamentos do Adicional de Plantão Hospitalar - APH e do chamado "PH" para as mesmas pessoas, configurando-se uma irregularidade.

Assim,decidiu-se que, para subsidiar qualquer decisão a ser tomada por aquela Secretaria em relação à solicitação encaminhada pelo HUMAP, será instituída Comissão de Verificação, para apuração in loco das informações fornecidas e constatação da real situação do hospital.

No que tange aos cargos extintos, a orientação dada às universidades a longa data pelo Ministério do Planejamento, inclusive com recomendação do TCU, é a da contratação de empresas prestadoras desses serviços. Sugiro que entre em contato com a Diretoria Administrativa Financeira - DAF, que dispõe de Termos de Referência prontos para tais licitações em âmbito hospitalar.

Quanto ao APH, será realizada oficina com todos hospitais da rede, para esclarecimentos e definição de critérios para a alocação de recursos para o ano de 2014. Até que sejam definidos e publicados os quantitativos autorizados para cada hospital, a orientação é de que seja realizada escala mensal de plantões dentro do limite correspondente a 1/12 (um doze avos) do valor anual autorizado para o ano de 2013.

 

Atenciosamente

Jeanne Liliane Marlene Michel

Diretora de Gestão de Pessoas

 

Leia na íntegra o memorando enviado pela Ebserh

 

SISREG dá mais agilidade ao complexo regulatório

E-mail Imprimir PDF

foto 2(2)

O Sistema Nacional de Regulação – Módulo Internação (AIH Eletrônica) integrado com o cartão SUS está em funcionamento na maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian desde o dia 18 de fevereiro deste ano. O software foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e auxilia no gerenciamento do Complexo Regulatório da rede básica à internação hospitalar. O objetivo principal é a humanização dos serviços, maior controle de fluxo e otimização na utilização dos recursos, além de integrar a regulação com as áreas de avaliação, controle e auditoria. “A tecnologia é uma aliada na melhoria da gestão dos hospitais”, avalia a chefe da Divisão de Apoio Acadêmico e Científico, Dra Cláudia Emília Lang.

Na ala da maternidade, primeiro local onde o sistema  Módulo Internação (AIH Eletrônica) foi disponibilizado, médicos, residentes e secretárias receberam treinamento para trabalhar com o sistema. Até o mês de abril, o PAM - Pronto Atendimento Médico será o segundo setor a receber o sistema. “Por meio do Módulo Internação (AIH Eletrônica) sabemos qual o número de leitos ocupados, quantos pacientes receberam alta, temos maior controle das internações, cirurgias e tudo em tempo real, sem a necessidade do acúmulo de documentos em papel”, salientou Cláudia Lang.

O Sistema Nacional de Regulação - Módulo Internação (AIH Eletrônica)   é mais uma ferramenta na área digital que vai agilizar os atendimentos dos profissionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. Além dele, o Prontuário Eletrônico também está sendo instalado em todos os setores do Hospital, começando pelo Ambulatório Geral onde os profissionais já tem sentido a diferença no atendimento depois que o sistema foi instalado. Até 2015, todos os setores devem receber os sistemas digitais.

AIH eletrônico

 

Serviço de Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial publica artigos em revistas especializadas

E-mail Imprimir PDF

buco maxilo facial

Março foi um mês de prestígio para o Serviço de Residência Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. É que o setor teve dois artigos publicados em revistas conceituadas internacionalmente. Uma das publicações foi o artigo em inglês, intitulado “Bilateral temporomandibular joint ankylosis as sequel of bilateral fracture of the mandibular condyle and symphysis”, que saiu na revista Oral and Maxillofacial Surgery, ISSN 1865-1550, Volume 18, Number 1.

Outro artigo, igualmente publicado em uma conceituada revista, a Arch Health Invest - (2014) 3(1): 27-34, ISSN 2317-3009 - trata do Tumor Odontogênico Queratocístico. Com o sucesso das duas publicações, o Programa de Residência em CTBMF do NHU/UFMS vem cumprindo com êxito seu papel com relação ao ensino, pesquisa e a assistência.

 

Leia abaixo os artigos publicados nas revistas internacionais:


Oral and Maxillofacial Surgery


Arch Health Invest


 

Prontuário Eletrônico agiliza atendimento em setores do HU

E-mail Imprimir PDF

foto 1

foto 1(1)

Centros de formação de recursos humanos, os hospitais universitários têm aderido cada vez mais à tecnologia digital em todas as áreas para a melhoria da qualidade do ensino e da saúde. Um exemplo do avanço na área digital é o Prontuário Eletrônico, sistema eletrônico que garante a integridade das informações da saúde do paciente entre toda a equipe com mais segurança e agilidade do que o método tradicional, ou seja, o de papel.

No Núcleo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, o Ambulatório Geral já está com o Prontuário Eletrônico operando em quase todos os setores. Na Unidade Coronariana (UCO), por exemplo, o sistema funciona há dois anos e o cardiologista Délcio Gonçalves ressalta a praticidade da ferramenta: “O sistema é de fácil utilização. No computador, posso ter acesso a todo histórico do paciente, de maneira mais rápida do que no prontuário de papel”.

A tecnologia digital também ganha pontos quanto à organização, segundo o ginecologista Nelson Garanhani. “Os dados no computador ficam mais legíveis, além de que os prontuários tradicionais ocupam muito espaço”, descreveu o médico, lembrando que a ferramenta eletrônica ajuda na preservação do meio ambiente devido a redução do uso do papel.

Os residentes acompanham a transição do meio tradicional para o eletrônico e garantem que a ferramenta é um avanço na área da medicina “A forma eletrônica do prontuário é um auxílio na pesquisa da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, a CID 10. A pesquisa é muito mais rápida, quase em tempo real. Não é preciso vasculhar aquele monte de folhas de papel”, relatou a residente em ginecologia e obstetrícia, Tamires Richards.

O Prontuário Eletrônico faz parte do desenvolvimento do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários – AGHU, um projeto do Ministério da Educação que objetiva padronizar práticas assistenciais e administrativas em todos os hospitais universitários do país. No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, o sistema está sendo instalado por setores e deve ser concluído em todo o núcleo em até dois anos. Até lá, permanece a utilização paralela do prontuário de papel até a certificação digital.

Benefícios - O Prontuário eletrônico do AGHU  permite acesso a informações hospitalares dos pacientes tais como: diagnósticos, consultas, internações,  cirurgias e procedimentos, além de  evolução do quadro,  prescrições, alta e transferência. Conforme andamento e implantação dos módulos do novo sistema, outras informações serão adicionadas ao prontuário eletrônico, quais sejam: exames, atendimentos de emergência, medicamentos, sessões terapêuticas e hemoterapia e ainda imagens de tomografia, RX, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma e outros.

Acessando o AGHU e escolhendo a opção “POL” no canto superior esquerdo e digitando o número do prontuário do paciente, o sistema apresenta com tela inicial um resumo do prontuário pesquisado. Para o módulo de ambulatório, as informações disponíveis no Prontuário eletrônico são referentes às unidades funcionais onde o sistema já foi implantado, ou seja, nos ambulatórios de ginecologia e obstetrícia, clínica médica e cirúrgica e de reumatologia. Os próximos setores a receber o sistema eletrônico serão: ambulatórios de dermatologia, pneumologia, urologia e oftalmologia.

Matéria - Leia aqui uma matéria que saiu no Journal of Political Economy sobre os benefícios do Prontuário Eletrônico para ajudar a salvar a vida de bebês.

Fotos abaixo: Dr Nelson Garanhani e equipe de médicos e residentes. Dr Garanhani e Dr Délcio Gonçalves com equipe responsável pelo sistema eletrônico.

foto 2(1)

foto 3(1)

foto 3

 

NHU realiza evento para receber residentes médicos e multiprofissionais 2014

E-mail Imprimir PDF

DSC_2368

DSC_2382

 

Ao todo, 56 residentes foram incorporados às atividades do HU nas especialidades médicas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Pediatria, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria, Infectologia e Cardiologia além de Reumatologia, Cirurgia Vascular, Urologia e Neonatologia. Os residentes multiprofissionais são da área de Enfermagem, Farmácia,Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

Estiveram presentes no evento de recepção dos residentes o Superintendente do HU, Dr. Cláudio Wanderley Luz Saab, o Vice-Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dr. João Ricardo Filgueiras Tognini, além da gerente de Ensino e Pesquisa, Dra Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, da Coordenadora daSuperintendência e Gerência de Ensino e Pesquisa, Dra Cláudia Lang e da Coordenadora de pós-graduação Maria Rita Marques.  A Presidente da COREME/NHU, Estanislaa Petrona Yarzon Ortiz e o diretor clínico  do NHU, Dr. Peterson Vieira de Assis e a Gerente de Atenção à Saúde, Dra Maria José Maldonado também compareceram ao evento.

DSC_2363DSC_2403

 

Diec realiza cursos de capacitação no mês de março

E-mail Imprimir PDF

CURSO DE EXCEL 2007 - As aulas iniciam em 18/03/2014 e a data prevista para o curso terminar é 24/06/2014. O instrutor do curso será o servidor Pedro Ismar de Souza Junior. As inscrições devem ser feitas até um dia antes das aulas iniciarem, ou seja, 17 de março.

A carga horária é de 120 horas e as aulas acontecem das 07h às 11 horas, todas as terças feiras no Laboratório de Informática II (2° andar) da FACON e na quintas-feiras, as aulas serão On-line, com aplicação de atividades extra-classe.


CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Gramática e Nova Ortografia.

As aulas de português têm início no dia 26/03/2014 e término previsto para 03/10/14. A instrutora é a servidora Nádia Scheeren. A data limite para se increver no curso de língua portuguesa é dia 24/03. A carga horária é de 150 horas e as aulas acontecem no horário de 08h às 11 horas nas quartas e sextas-feiras (com 1 hora semanal de atividades extraclasse). O curso será ministrado na sala de capacitação do Progep.


GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO - As aulas para o Curso de Capacitção iniciam em 21/03, com término previsto para o dia 27/06. As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de março. A carga horário é de 60 horas, no horário das 13 às 17 horas, todas as sexta-feiras, na sala de capacitação da Progep. O instrutor do curso será o servidor Luiz Rogério Méllo Francelino.

 

Atenção: O Conteúdo Programático de cada curso e a Ficha de Inscrição estão na página do Progep, pelo endereço www.progep.ufms.br, clicarem "agenda". Os interessados devem preencher a ficha de inscrição do curso escolhido e entregar na divisão da DIEC/Progep.


Atenciosamente:

Margaré Ribeiro Ide

Chefe da DIEC- Progep


 

Influência do ácido épsilon aminocapróico no sangramento e na hemotransfusão pós-operatória em cirurgia valvar mitral

E-mail Imprimir PDF

Influência do ácido épsilon aminocapróico no sangramento e na hemotransfusão pós-operatória em cirurgia valvar mitral

Epsilon-aminocaproic acid influence in bleeding and hemotransfusion postoperative in mitral valve surgery

Ricardo Adala BENFATTI, Amanda Ferreira CARLI, Guilherme Viotto Rodrigues da SILVA, Amaury Edgardo Mont’serrat Ávila Souza DIAS, José Anderson GOLDIANO, José Carlos Dorsa Vieira PONTES

Resumo
Introdução: O ácido épsilon aminocapróico é um antifibrinolítico usado em cirurgia cardiovascular a fim de inibir a fibrinólise e reduzir o sangramento após circulação extracorpórea (CEC).

Download do artigo completo

 

CURSOS DE CAPACITAÇÃO - inscrições até 07/03

E-mail Imprimir PDF

A DIEC informa a realização de dois cursos de capacitação. Para ambos, as inscrições devem ser realizadas até a proxima sexta-feira, 07 de março. Confira abaixo os cursos ofertados:

 

Curso I - Informamos aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFMS que a Divisão de Educação Continuada – DIEC/CDR/Progep ofertará o curso de capacitação “Gestão Energética Sustentável” com carga horária de 90hs. Este curso tem como público alvo: Servidores Técnicos Administrativos e Docentes. O curso será nas terças feiras no período das 13h ás 17hs. Os interessados deverão se inscrever na secretaria da Divisão de Apoio Acadêmico e Científico (DIAC) e/ou  e Divisão de Educação Continuada – DIEC/CDR/ Progep até o dia 07/03/14 .

 

Curso II - Informamos aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFMS que a Divisão de Educação Continuada – DIEC/CDR/Progep ofertará o curso de capacitação “ Introdução a Segurança do Trabalho” com carga horária de 90hs. Este curso tem como publico alvo: Servidores Técnicos Administrativos e Docentes. O curso será nas segundas e quintas feiras no período das 13h às 17hs. Os interessados deverão se inscrever na secretaria da Divisão de Apoio Acadêmico e Científico (DIAC)  e/ou  Divisão de Educação Continuada – DIEC/CDR/ Progep até o dia 07/03/14.

Consulta ao conteúdo programático e ficha de inscrição na página: www.progep.ufms.br.

Atenciosamente,

 

Enfº Francisco José Mendes dos Reis                              Drª. Claudia Emília Lang

DIAC/NHU                                                                          Chefe da DIAC/NHU

SIAPE 011887281                                                                     SIAPE 1359733

COREN-MS 58694                                                                    CRM –MS 3212

 

Recepção Residentes 2014- Hospital Maria Aparecida Pedrossian

E-mail Imprimir PDF

No dia 06/03, às 07h30min, no auditório do LAC a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP/HUMAN/UFMS-EBSERH) realiza a recepção de acolhimento aos residentes médicos, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, multiprofissional em saúde com atenção ao paciente crítico, enfermagem obstétrica e Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados com Atenção à Saúde do Idoso (2014). O objetivo é facilitar a ambientação dos residentes no hospital, informando-os sobre os serviços oferecidos e resgate histórico dos programas de residência ofertados atualmente no HUMAP/UFMS-EBSERH.

 

HU se destaca no Seminário da Rede Cegonha em Brasília

E-mail Imprimir PDF

Com o objetivo de garantir uma gestação de qualidade às pacientes de Hospitais Universitários de todo o país, gestores de saúde participaram do Seminário de Boas Práticas da Rede Cegonha que aconteceu em Brasília, no início de fevereiro. O programa, desenvolvido Pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo oferecer benefícios como a garantia de consultas regulares com qualidade no pré-natal; realização de exames; parto seguro, de livre escolha e  com direito a acompanhante. A Rede Cegonha prioriza também atenção às crianças de até dois anos, com consultas regulares, prevenção e tratamento da sífilis, DST/Aids e hepatites.

“Durante o Seminário, várias questões foram discutidas, como a prevenção para diminuir a mortalidade infantil e o resgate aos partos normais”, explicou a diretora administrativa do Hospital Universitário da UFMS , Drª Maria José Martins Maldonado, que esteve presente no evento. Segundo a doutora, o programa existe há um ano no HU e já alcançou resultados positivos “Fomos os únicos do Brasil a alcançar todas as metas que o programa repassou, ou seja, o resgate de partos naturais, a melhoria da gestação das pacientes por meio de exames, entre outras conquistas”, ressaltou.

Programa - A Rede Cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e sistema logístico que refere-se ao transporte sanitário e regulação.