• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Bem vindos ao sítio do Núcleo de Hospital Universitário da UFMS

HUMAP faz primeira cirurgia ginecológica com aparelho de videolaparoscopia

E-mail Imprimir PDF

width=

A Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) ganhou um novo aliado para o tratamento da saúde feminina. Trata-se do aparelho de videolaparoscopia que permite a realização de exames para prevenção de diversas doenças, como o câncer de endométrio, além de facilitar cirurgias ginecológicas como a retirada do útero, das trompas e do cisto de ovário. O equipamento realiza ainda diagnóstico de endometriose.

O primeiro procedimento com o novo aparelho foi realizado no HUMAP na última terça-feira, 24, pela ginecologista Flávia Tavares, quando a paciente passou por uma Histeroscopia.  O procedimento  permite a visualização do útero por meio de fibra ótica e câmera de vídeo com o objetivo de retirar pólipos e miomas. “A vantagem deste tipo de cirurgia com aparelho de última geração é que a paciente volta mais rápido às atividades habituais, diminuindo o tempo de internação nos leitos hospitalares”, comentou  Dra Cláudia Lang, ginecologista e chefe do Setor de Gestão do Cuidado. No total, seis equipamentos foram entregues ao HUMAP, cedidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além da Ginecologia, os setores de Ortopedia, Urologia e Cirurgia Geral também foram beneficiados.

 

Superintendência convida gestores para evento da águas Guariroba

E-mail Imprimir PDF

D

A Superintendência do HUMAP convida a todos os gestores a participarem do Encontro com a Diretoria da Empresa Águas Guariroba na sexta-feira, 27, ás 09 horas, na recepção. Na ocasião, haverá descerramento de placa e o diretor presidente da empresa, Sr. José João Fonseca vem ao hospital para falar sobre a importância da parceria entre a Águas Guariboba e o HUMAP.

Desde novembro do ano passado, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian tem utilizado água tratada, diretamente da rede da Empresa Águas Guariroba. Desta forma, é possível garantir melhor tratamento e monitoramento da qualidade da água utilizada por pacientes, visitantes e funcionários deste hospital.

 

Lançado nacionalmente programa Crescer com Competência da Ebserh

E-mail Imprimir PDF

title=width=

Na semana passada, foi lançado o Programa Crescer com Competência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O lançamento ocorreu em âmbito nacional por meio de videoconferência, acompanhada por gestores e funcionários de diversos hospitais da rede Ebserh. A iniciativa visa desenvolver seus profissionais para que desempenhem suas atividades com qualidade, tendo como referência as metas organizacionais, para obter resultados que atendam às expectativas dos usuários dos serviços de saúde. O programa será implementado por meio de três projetos.

O primeiro projeto - Matriz de Competência - foi iniciado em 2014, com o objetivo de identificar as competências organizacionais e individuais da Ebserh, além de suas dimensões (conhecimento, habilidades e atitudes), ou seja, quais as competências necessárias a um profissional para atuar de forma positiva na empresa. A implantação desse projeto foi iniciada na sede da Ebserh, em Brasília (DF), com o mapeamento das competências organizacionais e das competências individuais gerenciais, além das competências individuais fundamentais, necessárias a todo colaborador independentemente do cargo que ocupa. Atualmente, o projeto está em fase da validação das competências fundamentais e gerenciais, apontadas no mapeamento, tendo a participação dos próprios colaboradores de toda a rede, e deverá se estender até abril. Já a identificação das competências específicas será iniciada no segundo semestre.

O segundo projeto - Gestão do Desempenho - possibilita o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho do colaborador, para que haja o desenvolvimento profissional do indivíduo, das equipes de trabalho e o alcance dos resultados almejados pela empresa. Ele pressupõe três etapas: planejamento, que envolve a pactuação do plano de trabalho do colaborador, as metas, responsabilidades e competências necessárias ao desempenho; monitoramento, com o acompanhamento sistemático do desempenho do empregado; e formalização, que identificará lacunas de competências e o alcance das metas e da contribuição do colaborador para os seus resultados. O terceiro e último projeto - Plano de Desenvolvimento de Competências - será construído a partir das lacunas identificadas nas avaliações de desempenho e da definição de trilhas de aprendizagem.

Para a presidente em exercício da Ebserh, Jeanne Michel, o programa é de suma importância para os empregados e para o futuro da empresa. “Na moderna gestão de pessoas, o desenvolvimento de competências e, consequentemente, a gestão e a avaliação dessas competências, é um trabalho essencial para que consigamos obter os resultados desejados e que todos se sintam satisfeitos com a sua atividade. Todos os nossos hospitais têm imensas contribuições a oferecer ao projeto da Ebserh, com profissionais de talentos inestimáveis que a gente vem descobrindo a cada dia”, declarou Michel.

Já o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Ilson Iglésias, afirmou que se trata de um programa de longo prazo que envolve e necessita da participação de todos os empregados, dentro de uma política de desenvolvimento de pessoas construtivista. “É um programa que está fortemente alinhado com o planejamento estratégico da empresa, uma ferramenta que será utilizada para que a Ebserh consiga fazer mais entregas à sociedade”, afirmou o coordenador.

Com informações da sede

 

Seminário de Chikungunya acontece na segunda semana de abril

E-mail Imprimir PDF

 title= width=

Nos dias 09 e 10 de abril acontece o "1º Seminário de Chikungunya: Novo Desafio para a Saúde Pública nas Américas". O evento tem como objetivo discutir ideias e ações para eventual epidemia da doença no país. Na ocasião, serão discutidos temas como: ações de manejo clínico, de controle e vigilância e ações para o controle e manejo da Dengue.

O evento, que acontece no auditório da Uniderp, é voltado para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes de instituições que integram a rede pública e privada, além de estudantes de graduação e Pós-graduação, docentes e pesquisadores das diversas regiões do Brasil.

Mais informações e a programação do evento pode ser encontrado no website www.seminariochikungunya.com.br. Para a inscrição, é necessário doar um quilo de alimento não perecível que será entregue à instituições públicas de saúde. O evento é realizado pela Fiocruz.

 

Setor de Neonatologia do HUMAP ganha 18 novos leitos depois da reforma

E-mail Imprimir PDF

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian entregou hoje, 17, a Reforma do setor de Neonatologia. O projeto, realizado com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf) no valor de R$ 946 mil, seguiu as normas e exigências do Relatório Técnico-Científico (RTC) da Anvisa. A unidade foi reformada desde o piso até o teto, incluindo as partes elétrica e hidráulica  e ainda recebeu novos equipamentos, como incubadoras, aparelho de fototerapia e aspiradores. Outros aparelhos, oriundos do Programa Rede Cegonha, estão previstos para serem entregues até o final do mês de abril, são eles: monitores, respiradores e berços de calor radiante.

Com a reforma, o setor passou de 12 para 30 leitos, sendo 10 da UTI neonatal, 14 intermediário e seis leitos na Unidade Canguru. Segundo o Secretário  Municipal de Saúde, Jamal Salem, a entrega do setor de Neonatologia do HUMAP é um avanço para Campo Grande “ Sabemos da deficiência de leitos neste setor não só no município, mas em todo o Estado. A entrega de 30 leitos do HUMAP vai ajudar o quadro da saúde em nossa região”.

O superintendente do HUMAP, Cláudio Wanderley Luz Saab destacou os investimentos e disse que a meta é transformar o Hospital Universitário referência no atendimento neonatal. "Com a entrega da reforma, contribuimos para reduzir o deficit de leitos no setor que sempre existiu no Estado. O objetivo é investir ainda mais para atender a população com plenitude nos próximos dez anos". Ele também destacou que até 2017 o objetivo é ampliar o número de leitos do hospital, passando de 237 para 270.

Esteve presente também no evento a presidente em exercício da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Liliane Michel. Segundo ela, o objetivo é transformar os Hu´s em centro de referência para ensino de novos profissionais. “ Com estes investimentos, os alunos podem desfrutar de recursos modernos, insumos e quadro de pessoal eficiente para uma melhor aprendizagem, o que reflete diretamente no melhor atendimento a população”, finalizou.

O evento de inauguração contou ainda com a presença da vereadora Carla Stephanini, Secretário de Estado de Saúde, Nelson Barbosa Tavares, Presidente da Santa Casa Wilson Levi e ainda Presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) Alberto Brull e Superintendente da Sesau, Virgílio Gonçalves. Além disso, comparecerem a Gerente Administrativa do HUMAP, Maria José Maldonado, Gerente de  Ensino e Pesquisa Andreia Antoniolli e Gerente de Atenção á Saúde, Ana Lúcia Lyrio.

Estrutura - Com a entrega da obra, o setor de 680 m2 conta agora com Unidades de Terapia Intensiva, Intermediária e Unidade Canguru, além de salas de repouso, de enfermagem e parte do Banco de Leite Humano. No total, R$ 7 milhões oriundos do Rehuf vão contemplar a reforma de outros setores do Hospital Universitário até o final de 2015. Já estão em andamento as obras dos setores de Clínica Médica, Centro Cirúrgico, Patologia, Central de Material e Esterilização (CME), Lavanderia e Ambulatório Geral. No final do ano passado, foram entregues os Setores de Ortopedia e Traumatologia e ainda a Enfermaria de Pediatria. Além da infraestrutura, o Hospital Universitário também ganhou reforços de profissionais este ano. No total, 132 novos funcionários aprovados no concurso público da Ebserh já tomaram posse. Destes, 20 são da área de pediatria.

 

COMUNICADO SOBRE IMPOSTO DE RENDA

E-mail Imprimir PDF

A Receita Federal promoveu a mudança no formulário de Rendimentos pagos e de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), ao incluir o campo “Imposto sobre a renda retido na fonte sobre 13º salário” no quadro Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva. A mudança está prevista na Instrução Normativa nº 1552 publicada em 8 de dezembro de 2014.

Diante disso, a Secretaria de Gestão Pública (Segep) do Ministério do Planejamento vai reenviar pelos Correios o comprovante de rendimentos pagos e de imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) com inclusão desse novo campo referente ao 13º salário.

Na prática, o novo campo vai facilitar a declaração do contribuinte portador de moléstia grave que tenha tido retenção de IRRF no 13º salário. A medida possibilita o pedido de restituição do valor recolhido na própria declaração de ajuste anual e agiliza o processo de análise da restituição.

Os comprovantes de rendimentos, também, já estão disponíveis aos servidores, aposentados e pensionistas para consulta e impressão no Portal SIGEPE, antigo Siapenet.

Fonte:  Mensagem nº 555721, de 06/03/15 do SEGEP/MP.

 

HUMAP entrega reforma do Setor de Neonatologia com ampliação de leitos

E-mail Imprimir PDF

Acontece na terça-feira, 17, a partir das 09 horas a entrega da Reforma do Setor de Neonatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP). O projeto, realizado com recursos oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf) no valor de R$ 946 mil, amplia de 12 para 30 os leitos do setor.

A reforma está enquadrada nas normas e exigências do Relatório Técnico-Científico (RTC) da Anvisa e inclui a parte hidráulica, elétrica, teto e piso. A unidade ganhou novos equipamentos, como incubadoras, aparelho de fototerapia e aspiradores. Outros equipamentos, oriundos do Programa Rede Cegonha, estão previstos para serem entregues até o final do mês de abril, são eles: monitores, respiradores e berços de calor radiante.

Com a entrega da obra, o setor de 680 m2 conta agora com Unidades de Terapia Intensiva, Intermediária e Unidade Canguru, além de salas de repouso, de enfermagem e parte do Banco de Leite Humano. O evento de inauguração contará com a presença da Presidente em exercício da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Liliane Michel, além do Superintendente do HUMAP, Cláudio Wanderley Luz Saab e demais gerências.

Obras – No total, R$ 7 milhões oriundos do Rehuf vão contemplar a reforma de outros setores do Hospital Universitário até o final de 2015. Já estão em andamento as obras dos setores de Clínica Médica, Centro Cirúrgico, Patologia, Central de Material e Esterilização (CME), Lavanderia e Ambulatório Geral.  No final do ano passado, foram entregues os Setores de Ortopedia e Traumatologia e ainda a Enfermaria de Pediatria. Além da infraestrutura, o Hospital Universitário também ganhou reforços de profissionais este ano. No total de 132 novos funcionários aprovados no concurso público da Ebserh já tomaram posse. Destes, 20 são da área de pediatria.

 


Página 1 de 29

Visitantes

Nós temos 14 visitantes online