• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Bem vindos ao sítio do Núcleo de Hospital Universitário da UFMS

HU divulga edital de credenciamento na área de cardiologia

E-mail Imprimir PDF

O Edital visa contratar profissional médico especializado/capacitado em procedimentos diagnósticos e cirúrgicos na área de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica com a finalidade de prestar serviços em regimes eletivos e de urgência. O profissional deverá atender a demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde. O período para realização do credenciamento encontra-se aberta e vai até 30 de dezembro de 2014. Os interessados deverão acessar o EDITAL completo no link abaixo e seguir as instruções.

 

Acesse aqui o Edital

 

Gestores de Contrato passam por treinamento

E-mail Imprimir PDF

Aconteceu ontem, 10.09 no anfiteatro do Conselho Executivo o 1° Treinamento para Gestores de Contrato. O encontro, organizado pela Gerência Administrativa, teve por objetivo capacitar os gestores das áreas administrativa e assistencial para a fiscalização e acompanhamento de serviços de contrato e fornecimento de material. O manual com passo a passo será disponibilizado em breve para os gestores no site do HUMAP/EBSERH

Atenciosamente

Maria José Maldonado

Gerente Administrativo

 

Simpósio reúne profissionais de diversas áreas da saúde

E-mail Imprimir PDF

Equipe do Simpósio

Simpósio reuniu mais de 200 pessoas

 

Nos dias 21 e 22 de agosto foi realizado o 2º Simpósio Multiprofissional – Atenção ao Paciente Hospitalizado, no Auditório LAC/UFMS. O evento, organizado por estudantes do segundo ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Atenção ao Paciente Crítico/PREMUS-APC recebeu mais de 200 participantes e 35 trabalhos científicos. Durante os dois dias do encontro, os profissionais de diversas áreas da saúde trocaram experiências, desenvolveram a atualização científica e a melhoria da qualidade assistencial. 

 

 


 

 

VII Seminário de Promoção a Vida e Prevenção do Suicídio

E-mail Imprimir PDF

Drª Maria José descerra placa com a benfeitora, Drª Caroline Santos Pereira

Nos dias 16 e 17 de setembro acontece o VII Seminário de Promoção a Vida e Prevenção ao Suicídio no anfiteatro do LAC- Campus da UFMS. O tema será abordado pelo professor Luis Leão da Universidade Federal de Mato Grosso e Capelão Reis do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian- HUMAP/UFMS. O evento tem início às 19 horas e vai até às 22 horas, nos dois dias. A carga horária é de 15 horas e as inscrições são gratuitas através do emaill: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , enviando o nome completo do participante.

Programação do evento

16 de setembro

"O Suicídio e o Mundo Contemporâneo" - Professor Luis Leão UFMT

"Mídia e Suicídio": Um Tabu a ser quebrado - CAP Professor Reis

17 de setembro

"Estratégias e Promoção a Vida" -Professor Luis Leão

"Um Novo Paradigma- Cultura de Prevenção" - CAP Professor Reis

 

Banco de Leite Humano do HUMAP precisa de doadoras

E-mail Imprimir PDF

Drª Maria José descerra placa com a benfeitora, Drª Caroline Santos Pereira

A queda na doação de leite humano tem prejudicado o estoque do Banco de Leite do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP). Dos quase três litros necessários para a alimentação das crianças internadas na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários, somente um litro e meio de leite humano é arrecadado diariamente. “Temos dez crianças internadas no Hospital e estamos utilizando boa parte do leite congelado em estoque. Precisamos urgentemente de doadoras”, definiu a nutricionista Elisabete Kamiya.

A doação urgente se faz ainda mais necessária porque o processo de pasteurização do leite humano leva ao menos cinco dias para estar pronto para o uso. “O processo é rigoroso, fazemos vários tipos de análises, pasteurizamos e só liberamos o leite para consumo depois da emissão do laudo microbiológico comprovando a sanidade do leite”, revela Kamiya.

Inicialmente, na análise sensorial, são analisados fatores como a cor, o cheiro do leite, sujidade e adequação do frasco. Depois é testado o nível de acidez e o valor calórico antes de ser pasteurizado e resfriado. Após o resfriamento rápido, é realizada a análise microbiológica a fim de comprovar que o alimento está bom para o consumo. O leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco internados em hospitais, já que possui mais de 250 fatores de proteção comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado possui zero.

Quem pode doar – “Toda mãe que esteja amamentando, em boa saúde e com leite excedente é candidata a doação”, enfatiza a nutricionista do Hospital Universitário. Depois de cadastrada, a equipe do HUMAP vai até a residência da doadora para mostrar a técnica de ordenha. A equipe do Corpo de Bombeiros fica responsável por recolher as doações uma vez por semana na casa das mamães cadastradas. “Qualquer quantidade de leite doada já faz muita diferença para os bebês internados”, conclui Kamiya. Para se tornar doadora, é preciso entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano do HUMAP pelo telefone 3345-3027.

 

 

 

Publicação de Afastamento dentro do País

E-mail Imprimir PDF

1. Atendendo a solicitação da EBESERH, todas as solicitações de servidores para afastamento dentro do País para participarem de eventos nacionais, deverão ser entregues com 45 dias de antecedência para apreciação da Gerencia de Ensino e Pesquisa e para autorização da Superintendência/HUMAP.

2. Os formulários necessários são padronizados pela EBESERH, onde constam dados pessoais, local do evento, período de afastamento da Instituição entre outros dados. Existe ainda a Nota Técnica, onde deve estar descrito o nome do solicitante, objetivo do evento, a importância do evento para o solicitante e para a Instituição. Depois de preenchidos devem ser encaminhados para a Divisão de Gestão de Pessoas /NHU para que ela possa dar o seu parecer técnico, na solicitação de afastamento.

3. Após autorização da Superintendência, segue-se para publicação.

4. Lembrando que após o retorno o mesmo deverá preencher o Relatório de Participação no evento que deverá ser anexado aos formulários de solicitação e encaminhado para a EBSERH.

5. É imprescindível que todos os formulários sejam preenchidos corretamente pois os mesmos serão encaminhados para EBSERH- Brasília.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Andréia Antoniolli

Gerência de Ensino e Pesquisa

HUMAP/EBSERH-MEC

 

Uso racional de Anfotericina B Lipossomal

E-mail Imprimir PDF

 Com os novos acordos, estarão em vigor um total de 63 parcerias entre 15 laboratórios públicos e 35 privados para a produção nacional de 61 medicamentos e seis equipamentos

Conforme a informação do Ministério da Saúde sobre o risco do desabastecimento do medicamento utilizado para o tratamento de pacientes com leishmaniose, a Anfotericina B Lipossomal, a Unidade de Farmácia Clínica do NHU visando racionalizar o consumo e minimizar o risco de escassez do medicamento, solicita aos prescritores que todos os itens da ficha de solicitação (anexo) sejam devidamente preenchidas e seguir corretamente o Informe Técnico com orientações quanto ao uso do medicamento. Essas informações estão disponíveis no link abaixo:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/727-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/leishmaniose-visceral-lv/l1-leishmaniose-visceral-lv/14190-orientacoes-para-uso-racional-do-medicamento-anfotericina-b-lipossomal


Acesse a ficha aqui

 


Página 1 de 21